Mais de 65 instituições e 49 secretarias municipais mobilizadas pelo Projeto

Com quase 320 atores locais apoiando a divulgação do edital nos 49 municípios, a equipe de campo continua articulações na última semana de inscrições

Mais de 80 instituições mobilizadas no Amazonas, Pará e Rondônia desde o final de março: essa é uma média de parceiros que estão em sinergia com o PRS – Amazônia – especialmente para apoiar as ações relacionadas à Chamada de Organizações Socioprodutivas nos três estados, com inscrições até 30 de abril. 

 

Em um diálogo aberto para apresentar o edital lançado, as equipes de campo e de gestão do projeto vêm estreitando relações com atores locais que também buscam fortalecer as comunidades, gerar emprego e renda, incentivar o crescimento e desenvolvimento econômico sustentável e a conservação da sociobiodiversidade, por exemplo. Para chegar nesses desdobramentos, todos vêem o potencial do principal objetivo do Projeto: fortalecer a cadeia produtiva, do cultivo à comercialização. 

 

Além das mais de 65 instituições e 49 secretarias municipais mobilizadas no AM, PA e RO, foram 90 reuniões nos 49 municípios e quase 320 multiplicadores – ou seja, atores locais que possuem sinergias com o PRS – Amazônia, divulgando na cidade e fazendo com que as informações do Projeto e do edital cheguem até as OSPs. Esse é um ponto de atenção e cuidado da equipe do Projeto para que não haja privilégio ou viés no processo de seleção. 

 

“A busca pelas parcerias locais foi essencial para garantirmos a participação das OSPs neste primeiro momento, e divulgar [o edital] nos municípios, desde o mais próximo da capital ao mais distante. Além desse apoio local, os parceiros pegaram na mão e apoiaram diretamente como facilitadores nesse processo, especialmente com quem tem dificuldade em acessar internet ou pouca familiaridade com informática”, explica Fernanda Martins, coordenadora da equipe de campo no Amazonas. 

 

Jenner Menezes, coordenador estadual do Projeto em Rondônia, ainda pontua: “fez toda diferença o contato direto com os municípios que participam do edital, de articulações a nível local mesmo”. Gisele Araújo, coordenadora estadual no Pará, complementa: “são pessoas que já atuam no território, conhecem o cenário, conseguindo mobilizar e divulgar de forma célere e assertiva o público alvo do nosso projeto”. 

 

Reta final

Esta é oficialmente a última semana do edital aberto: as inscrições vão até dia 30 de abril. Para checar questões de documentação, critérios de elegibilidade e outras dúvidas, o Projeto preparou materiais-guia nesse processo. Confira aqui:

. Lista de perguntas frequentes e respostas (FAQ)

. Vídeo tutorial de como inscrever a OSP no edital

. Como comprovar meus dados? Confira onde buscar os principais documentos

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn