Ações de 2024: missão com o BID marca as primeiras visitas do ano às OSPs do Pará

Esse é o momento de reapresentar as atividades do Projeto até junho e ver o cenário de produção do cacau e do açaí

De 19 a 23 de fevereiro, a equipe do Projeto Rural Sustentável – Amazônia iniciou as visitas às Organizações Socioprodutivas (OSPs) em Acará (PA), Altamira (PA) e Assurini (PA), no Pará, em uma missão com representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Durante a semana, foi o momento de apresentar para três das sete OSPs a trilha de atividades do Projeto até junho de 2024, acompanhar o cenário dos cultivos e dos produtos amazônicos produzidos do cacau e do açaí e o principal: estar próximo da comunidade.

Ao total, foram feitas visitas em três OSPs, começando pelo Baixo Tocantins com a produção do açaí até chegar na Transamazônica com o cacau: Associação dos Moradores e Agricultores Remanescentes de Quilombolas das Comunidades de Santa Quitéria e Itacoãozinho (AMARQUISI), Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Altamira (STTR) e Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP).

Trilha de atividades 2024

Um dos principais pilares do PRS – Amazônia é conhecer de perto os cultivos, as tradições, as necessidades, os potenciais e a vivência mostrada pela comunidade em cada Organização Socioprodutiva (OSP). Para isso, a equipe entende também que é fundamental um diálogo constante e apresentar, pessoalmente, os compromissos do PRS – Amazônia para 2024 – em especial atividades que tem construção conjunta com as famílias das OSPs, como a assistência técnica personalizada e os Planos de Negócios para cada organização.    

“Esse foi um momento para sentarmos com algumas famílias e os dirigentes da OSP e alinhar expectativas: o que eles esperam do PRS – Amazônia, quais são as próximas ações, o que cativou para eles participarem do Projeto. Com isso, apresentamos as atividades até junho de 2024”, explica Milena Camargo, Coordenadora de Campo do PRS – Amazônia.

Missão com o BID

“É sempre muito importante ter a presença do arranjo institucional do PRS – Amazônia nas atividades em campo. A presença do BID nas organizações selecionadas demonstra a importância do projeto e das ações que estão sendo propostas para o território. É o momento em que o BID também consegue conhecer de maneira mais profunda o contexto de cada OSP e de suas famílias associadas, e todo esse conhecimento se traduz na implementação e planejamento do projeto”, conta Alexsandra Soares, Coordenadora operacional do PRS – Amazônia. 

Além de participarem das rodas de conversa e da apresentação da trilha de atividades, Tadeu Assad (Diretor-presidente do IABS e Coordenador-geral do Projeto), Luis Hernando Hintze (representante do BID), Milena Camargo (Coordenadora de Campo) e Gisele Araújo (Coordenadora Estadual da equipe de campo no Pará) e acompanharam os sistemas produtivos das OSPs visitadas. Essa também foi uma oportunidade de conhecer mais sobre a história das organizações e revisitaram algumas famílias, como a do Seu Domingos (FVPP) e do Seu Everaldo (STTR).  

Acará (PA) | Cadeia do açaí

Associação dos Moradores e Agricultores Remanescentes de Quilombolas das Comunidades de Santa Quitéria e Itacoãozinho (AMARQUISI)

A comunidade da OSP tem mais de 200 anos de história e teve seu território reconhecido em 2010. A associação quilombola fica a 70km da capital Belém (PA) e a equipe foi à área das famílias produtoras das comunidades de Santa Quitéria e Itacoãozinho, mais especificamente no cultivo feito pelo Sr. Messias Aguiar, o Bira, e da dona Maria das Graças Lavareda. Nela, acompanharam a apresentação do sistema produtivo de açaí extrativista de várzea e posteriormente visitaram uma área coletiva de produção: com plantio de açaí e farmácia viva. Nessa área, além do fruto, as famílias produzem plantas medicinais utilizadas conforme seus costumes e saberes tradicionais.

Altamira (PA) | Cadeia do cacau

Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Altamira (STTR)

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Altamira (STTR), fundado em 1968, tem um trabalho marcado pela integração do cacau com outras culturas, como o cupuaçu e a seringa. A equipe visitou esse Sistema Agroflorestal (SAF) no sítio do seu Everaldo, presidente da STTR, que apoiou a missão em Altamira (PA). Ainda, foi possível conhecer mais sobre a produção de chocolate artesanal medicinal da dona Josélia. 

Assurini (PA) | Cadeia do cacau

Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP)

A Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP) é uma fundação criada no início da década de 90, que está situada na região da Transamazônica e Xingu. Depois de atravessar o Rio Xingu, a equipe chegou no sítio do seu Domingos para ver os Sistemas Agroflorestais (SAFs) com culturas de cacau: cacau, açaí, cupuaçu, castanha, acerola e frutos diversos. 

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn