Você conhece os produtos da sociobiodiversidade da Amazônia?

Eles estão presentes no dia a dia dos(as) brasileiros(as) e podem ser sinônimos de geração de renda para as famílias produtoras

O café pela manhã, o açaí com peixe no almoço, a castanha-do-Brasil com ou sem acompanhamento. Os produtos da sociobiodiversidade da Amazônia estão presentes no dia a dia dos brasileiros e têm um papel estratégico quando o assunto é produção sustentável. Eles são bens e serviços marcados pela combinação entre o manejo dos recursos da biodiversidade e os saberes de povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares (Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade). O objetivo em comum também se reflete no cotidiano: melhorar a qualidade de vida das populações e a conservação do meio em que vivem.

Mas o que nem todo mundo sabe é que os produtos da sociobiodiversidade podem ser tanto matérias-primas, de benefícios ou produtos finais – e até chegarem à mesa dos brasileiros, precisam passar por diferentes etapas: pelo cultivo (quando não forem extrativistas), manejo, produção, beneficiamento e pela comercialização, sendo que, em cada uma delas, deve ser colocado em prática o respeito às especificidades e sazonalidades de cada produto e dos saberes locais.

Por conhecer de perto os produtos da Amazônia, o Projeto Rural Sustentável – Amazônia tem buscado fortalecer seis cadeias produtivas e o mercado local, especificamente em três estados: no Amazonas, com a castanha-do-Brasil e o pirarucu de manejo; em Rondônia, com o café e peixes redondos; no Pará, com o açaí e o cacau. O objetivo é construir, com as 18 Organizações Socioprodutivas (OSPs) parceiras e com as mais de 870 famílias que as compõem, alternativas que agreguem valor à produção local e que contribuam para adentrar novos mercados. 

Para isso, uma das recentes ações do Projeto foi a abertura de uma Consulta Pública: o objetivo é traçar o perfil das pessoas que consomem e que podem consumir os produtos de sociobiodiversidade amazônica. Na prática, as respostas ajudarão a criar planos estratégicos para inserir esses produtos em mercados atuais e em novos mercados e, com isso, aumentar a renda das famílias envolvidas no Projeto, de forma sustentável e inclusiva.  

Produtos que têm história

Os produtos da sociobiodiversidade da Amazônia carregam consigo a identidade cultural e práticas sustentáveis ancestrais das populações locais. Por lá, o conhecimento é transmitido de geração em geração e reflete no cultivo de frutas nativas, na coleta de sementes, no manejo de peixes e em diversas atividades produtivas, – elas ajudam a conservar a biodiversidade enquanto promovem a segurança alimentar e geram renda para as populações. Mas ainda há barreiras a serem superadas em cada etapa de produção, desde o cultivo à comercialização dos produtos. 

Para isso, o PRS – Amazônia tem trabalhado com ações integradas nos três estados de atuação, por meio do fortalecimento das OSPs, cursos para sensibilização nos temas da agricultura de baixa emissão de carbono e assistência técnica, de acordo com as necessidades de cada organização e iniciativas que agreguem valor aos produtos. Assim, é possível promover a autonomia e o protagonismo das comunidades em suas atividades produtivas ao mesmo tempo que também são fortalecidas atividades de baixa emissão de carbono. 

Saiba mais sobre as ações de fortalecimento das cadeias produtivas e de mercados do PRS – Amazônia, aqui

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn