Programa Rural Sustentável promove missões no Cerrado e na Amazônia

As visitas tiveram como objetivo mostrar na prática a atuação dos projetos

Entre os dias 21 e 26 de novembro, representantes do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (DEFRA) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foram recebidos pelo IABS, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e de governos estaduais e equipes de campo durante a Missão Rural Sustentável. A Missão foi uma série de visitas aos estados de atuação dos projetos, mostrando na prática, como o Projeto Rural Sustentável – Cerrado tem impactado a vida das pessoas no território em que atua, e como as comunidades se organizam no bioma de atuação do Projeto Rural Sustentável – Amazônia.

 

 

Amazônia

 

Nos dias 24 e 25, a Missão Rural Sustentável esteve presente no estado do Amazonas. Representantes do DEFRA e BID, acompanhados por membros do IABS, executor do PRS – Amazônia, puderam ver de perto a realidade de comunidades amazônicas por meio da visita à Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro do Lago de Acajatuba. Durante o momento, as equipes também visitaram um tanque de criação de pirarucu, mostrando de perto a dimensão da espécie.

 

A missão contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Amazonas (SEMA), representada pelo o secretário de estado, Eduardo Taveira, que falou sobre a independência das comunidades. “Existem comunidades que já falam em pequenas empresas, exportação de produtos e obtenção de selos sanitários para adentrar em novos mercados. Avançar elos das cadeias produtivas para maior valor agregado do produto, para no futuro trazer maior autonomia para essas comunidades”, explica, dentro do contexto de uma das principais pautas do PRS – Amazônia:  fortalecimento das cadeias produtivas.

 

E, ao fim da missão no estado, representantes do projeto tiveram a oportunidade de ter uma reunião com a SEMA para apresentar mais detalhes sobre as ações que serão realizadas nos estados.

 

Conheça mais sobre o projeto: www.prsamazonia.org.br

 

Cerrado

 

Na Missão também foram visitados os municípios de Cuiabá (MT), Urutaí (GO) e Ipameri (GO). O grupo visitou duas propriedades, que funcionam como Unidades Demonstrativas(UDs) do PRS-Cerrado, a Fazenda P.U e o Rancho RR. Na ocasião, tiveram a oportunidade de ver de perto as tecnologias aplicadas, como Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD) e o Sistema Agroflorestal (SAF). Durante as visitas, que foram guiadas pelos produtores e produtoras, além de suas famílias, os visitantes puderam fazer muitas perguntas sobre os sistemas implantados.

 

Segundo a coordenadora estadual do projeto, Josyany Mendes, o encontro foi enriquecedor e os produtores se sentiram lisonjeados em receber o grupo, estabelecendo um diálogo que fluiu com naturalidade. “Foi de extrema importância ter esse contato direto com os produtores, até mesmo para saber de que forma o Projeto está ali contribuindo localmente”, diz Josyany.

 

Conheça mais sobre o projeto em: www.ruralsustentavel.org

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn