1ª Missão de Intercâmbio e 1º Encontro Temático do PRS – Amazônia começam no Pará

O dia foi marcado por trocas entre as OSPs, pela assinatura de acordo com o Projeto e por discussões sobre como fortalecer as cadeias produtivas

Iniciando pelo Pará e passando por cada estado abrangido no Projeto, no dia 23 de outubro foram realizados a 1ª Missão de Intercâmbio entre as Organizações Socioprodutivas (OSPs) do Projeto e também o 1º Encontro Temático do PRS – Amazônia. A intenção é criar um espaço de diálogo e de escuta ativa.

Primeiro foi o momento de troca entre as Organizações Socioprodutivas (OSPs) e da assinatura do acordo com o Projeto, durante a Missão de Intercâmbio entre as OSPs. Já a  segunda parte do dia foi dedicada ao Encontro Temático: uma discussão sobre desafios e oportunidades para fortalecer as cadeias produtivas que estão contempladas pelo Projeto. 

Missão de Intercâmbio entre OSPS: apresentação, integração e acordo

O momento inicial foi de troca de experiências e de saberes com representantes das OSPs do estado, abrangendo sempre as duas cadeias participantes do Projeto na região. A equipe do PRS – Amazônia reafirmou os objetivos do Projeto e as atividades que estão por vir. 

Maira Cauchioli, da ApexBrasil, traz um pouco da sua vivência no momento de troca de experiências

Logo em seguida, cada representante contou um pouco da história da Organização e os principais desafios pelos quais passaram.

Após este momento, ocorreu a assinatura de parceria com o Projeto. 

1º Encontro Temático: desafios e oportunidades para fortalecer as cadeias produtivas da Amazônia – cacau e açaí

Em seguida no dia 23/10, iniciou-se a mesa de abertura, em que estiveram presentes o Diretor-Presidente do IABS e Diretor-geral do PRS – Amazônia, Tadeu Assad, a Analista da ApexBrasil e Gestora do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) e do programa Mulheres e Negócios Internacionais, Maira Cauchioli, e o Engenheiro Agrônomo do  Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Rafael Semerene Farah. 

Mesa de abertura com representantes do IABS, da ApexBrasil e do MAPA. Da esquerda para a direita: Maira Cauchioli (ApexBrasil), Tadeu Assad (IABS e PRS – Amazônia), Vinícius Lopes (MAPA – AM) e Rafael Farah (MAPA)

Após a mesa de abertura e a conversa sobre oportunidades e atividades do PRS – Amazônia, foi a hora da rodada de palestras que antecederam a participação do público, focada em práticas sustentáveis. 

A Mestre em Agriculturas Amazônicas e consultora socioambiental autônoma de empreendimentos de base comunitária, Amanda Paiva Quaresma, trouxe suas especialidades na cadeia produtiva do açaí. Amanda destacou a necessidade de preparar os empreendimentos para diversificá-los em novas culturas. 

“Temos mais de 50, 60, 100 outras espécies que o mercado consumidor ainda está começando a conhecer e as demandas irão crescer, tanto para o açaí, para o cacau e para outras culturas”, ressalta a especialista. 

Já o Líder de Áreas Privadas da The Nature Conservancy (TNC) na Amazônia Brasileira, Rodrigo Freire, trouxe um panorama sobre a cadeia produtiva do cacau e sobre o diferencial de cultivos agroflorestais com esse fruto na Amazônia. 

Ainda, antes do encerramento, a convidada representante da ApexBrasil, Maira Cauchioli – Analista da ApexBrasil e Gestora do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) e do programa Mulheres e Negócios Internacionais – trouxe um panorama sobre oportunidades e acesso de mercados na Amazônia. 

Pará, Amazonas e Rondônia

Após o Encontro Temático em Belém (PA) na segunda-feira (23), a rodada de eventos continua nos estados abrangidos pelo Projeto: Manaus (AM) no dia 25/10 e Porto Velho (RO) no dia 27/10

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn