Oportunidade aberta: até R$780mil aplicados em ações com Organizações Socioprodutivas (OSPs) na Amazônia

Edital é voltado para coletivos produtivos ou agroextrativistas em 49 municípios contemplados e que atuem nas cadeias produtivas apoiadas pelo Projeto

Cooperativas, sindicatos, associações e outras formas de Organizações Socioprodutivas (OSPs) estão com oportunidade aberta no Projeto Rural Sustentável – Amazônia até 30 de abril. Por meio de edital público e amplo, o PRS – Amazônia busca, pelo menos, 15 OSPs para apoiar até 2025: são até R$780 mil aplicados em ações com os coletivos produtivos ou agroextrativistas nos 49 municípios de AM, PA e RO contemplados, nas cadeias produtivas abrangidas pelo projeto.

 

A Chamada de Organizações Socioprodutivas (OSPs) nos estados do Amazonas, Pará e Rondônia já está disponível para consulta e as inscrições se iniciam em 27 de março, abertas até 30 de abril

 

 

Comunidades tradicionais, povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, mulheres e jovens

Além de trazer o potencial do associativismo para ter maior acesso a mercados, a recursos técnicos e financeiros, a informações e a serviços, o Edital tem foco em OSPs compostas, em sua maioria, por comunidades tradicionais – como quilombolas, ribeirinhos e povos indígenas -, mulheres e jovens ou com lideranças femininas e da juventude.

 

Essa é uma forma do Projeto viabilizar mais oportunidades que contribuam para diminuir desigualdades de gênero, enaltecer a cultura local e incentivar a preservação de conhecimentos tradicionais e a sustentabilidade para futuras gerações. 

 

 

Oportunidades

Dentre as várias oportunidades, há investimentos na construção de planos de negócios sustentáveis e participativos, assistência técnica para a organização e crédito para investimentos não-reembolsáveis exclusivamente para uso coletivo. Além disso, serão oferecidos cursos presenciais e à distância, estudos para promover produtos amazônicos sustentáveis e, no futuro, desenvolver e/ou apoiar novos mercados para esses produtos. 

 

Ainda, será por meio das OSPs selecionadas pelo edital aberto que as oportunidades do PRS – Amazônia chegarão a mais de 600 famílias produtoras ou agroextrativistas que adotem ou queiram adotar práticas produtivas sustentáveis e de baixa emissão de carbono, que valorizem a floresta em pé e priorizem a natureza. Essa intermediação acontecerá exclusivamente por meio das OSPs, com assistência técnica e extensão rural (ATER) prevista para as famílias vinculadas ao coletivo produtivo. Outras oportunidades para as famílias são cursos presenciais e à distância, oficinas participativas e ações de formação de lideranças, por exemplo.

 

 

Pré-requisitos

Além de estar localizada na área de atuação do PRS – Amazônia e fazer parte de uma das cadeias produtivas apoiadas pelo Projeto, as OSPs precisam:

 

  • Preencher o Cadastro-base, com perfil de dirigente de OSP;
  • Estar legalmente constituída há pelo menos 01 (um) ano;
  • Possuir pelo menos 30 membros vinculados à OSP;
  • Estar de acordo e participar de forma efetiva nas ações previstas do Projeto;
  • Apresentar certidões negativas de débito da receita e da justiça trabalhista;

Confira a lista completa de pré-requisitos na Chamada oficial.

 

 

Fases

O edital é separado em 2 fases. 

 

Nesta 1ª fase, o coletivo produtivo participará do processo de análise de pré-requisitos e da documentação. As OSPs interessadas deverão enviar os documentos necessários pelo Portal do PRS – Amazônia. Depois que o Projeto avaliar a documentação e divulgar a lista de OSPs selecionadas, inicia-se a 2ª fase com as organizações elegíveis: o cadastro das famílias pelas próprias OSPs.

 

Fase 1 da Chamada de Organizações Socioprodutivas (OSPs) nos estados do Amazonas, Pará e Rondônia

 

 

Antes de se inscrever: Cadastro-base

Para submeter os documentos para seleção, é necessário preencher o Cadastro-base com perfil de dirigente de OSP. Assim, quando o Portal estiver aberto na segunda (27), será possível submeter a candidatura. 

 

Além disso, com o cadastro, as comunicações do Projeto chegarão direto ao canal indicado.

 

 

 

 

 

De acordo com a realidade de cada lugar

Se somados os territórios dos 49 municípios abrangidos pelo PRS – Amazônia, traduz-se em uma presença de cerca de 12% do território brasileiro, com mais de 1 milhão de km². Assim, com uma rede integrada de saberes tradicionais, culturas e potenciais das comunidades, o Projeto propõe uma atuação em conjunto para entender o contexto de cada vivência na cadeia produtiva e, a partir disso, desenhar coletivamente as atividades que se adequem melhor a cada OSP selecionada. 

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn