Estão abertas as inscrições para elaborar Planos de Negócios participativos e personalizados para as 18 Organizações Socioprodutivas (OSPs) selecionadas no Projeto. Elas estão presentes em seis cadeias produtivas: açaí e cacau no Pará, castanha-do-Brasil e pirarucu de manejo no Amazonas, e peixes redondos e café em Rondônia. O intuito é diagnosticar oportunidades, orientar estrategicamente a OSP e indicar ações e investimentos necessários para cada organização no curto, médio e longo prazos.
A contratação será por cadeia produtiva e as inscrições estão abertas até 23/01/2024.
Sobre a Chamada
A partir da construção de um diagnóstico, os Planos de Negócios irão contemplar quatro planos: um de ação estratégico, um de investimento, um de comunicação e outro de implementação. Todos serão elaborados e firmados em conjunto com as OSPs e devem considerar as particularidades de cada uma delas – o contexto, as aspirações, os gargalos, os obstáculos e as oportunidades para viabilizar essas expectativas, sempre pensando em como fortalecer a cadeia produtiva. Para viabilizar a criação dos Planos, a contratação será por cadeia produtiva.
Assim, serão seis contratações e cada instituição ficará responsável pela quantidade de OSPs descrita abaixo:
Pré-requisitos
Estarão aptos a participar da concorrência para a contratação dos serviços: instituições públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que tenham experiência comprovada com atuação no bioma amazônico. A experiência com metodologias participativas e ter sede em Rondônia, Pará e Amazonas são diferenciais bem-vindos.
Como participar
Para participar do processo seletivo, o representante legal deverá cadastrar a sua instituição no Portal do PRS – Amazônia e submeter as informações e documentos solicitados até a data limite. Essa pessoa também será responsável por ser o elo administrativo/financeiro entre a instituição contratada e a equipe do PRS – Amazônia.
Caso não tenha feito o primeiro acesso no Portal, é necessário fazer o Cadastro-base do Projeto. Após ele, basta acessar o Portal do Projeto e submeter a proposta.
Para submissão, deverá ser enviada uma proposta com três itens essenciais:
- Portfólio institucional (acervo): incluindo comprovantes de experiência;
- Currículos do(a) coordenador de equipe e de no mínimo 2 (dois) profissionais técnicos, sendo que a coordenação pode ser feita pelo representante legal da instituição;
- Proposta de serviço e financeira: breve planejamento e metodologias previstas para executar o Plano de Negócio, além descrever a composição do preço para realizar as atividades previstas neste Termo de Referência, em reais (R$).
As instituições interessadas podem submeter propostas para todas as cadeias produtivas abrangidas pelo Projeto – no Termo de Referência identificadas como “lotes”-, mas uma mesma instituição só poderá ser contratada para atuação em uma única cadeia produtiva (lote). Portanto, no momento da submissão, o representante legal deverá indicar a ordem de preferência de cada cadeia que deseja trabalhar.
ACESSE O TERMO DE REFERÊNCIA AQUI
Sobre o Plano de Negócios
O Plano de Negócios será elaborado e firmado em conjunto com cada OSP e suas famílias produtoras/agroextrativistas associadas. Ele é uma ação estratégica para o fortalecimento das OSPs, nas áreas de governança organizacional, gestão de pessoas, gestão financeira, aprimoramento de práticas produtivas sustentáveis ou outras áreas que se destacarem no diagnóstico.
Com isso, busca-se promover práticas sustentáveis e de baixa emissão de carbono, que aprimorem a produção, fortaleçam seus associados e o acesso qualificado ao mercado, contemplando as políticas públicas e incentivos existentes.