O Projeto Rural Sustentável – Amazônia e a Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgam hoje, 9, o resultado final do processo seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia. O curso tem por objetivo aprimorar os estudos relacionados ao fortalecimento das cadeias produtivas apoiadas pelo Projeto, a partir de duas linhas de pesquisa: Gestão ambiental e Aproveitamento de recursos naturais. Das 156 pré-inscrições recebidas, 20 vagas foram preenchidas.
Clique aqui e confira o resultado final
Como foi o processo seletivo
O processo de seleção do Mestrado Profissional aconteceu a partir da homologação das inscrições, análise dos projetos de pesquisa, defesa oral e análise do Currículo Lattes. Segundo Denise Paiva, gerente do Mestrado Profissional do PRS – Amazônia, esta é uma grande oportunidade de sensibilizar e capacitar os diferentes atores que participam do Projeto. “As 20 vagas foram ocupadas por pessoas que desenvolveram projetos de pesquisa excelentes, voltados a desafios e oportunidades das cadeias produtivas sustentáveis da realidade dos territórios amazônicos em que atuam. Nossa expectativa é que as pesquisas, a serem realizadas pelos ingressantes, contribuam na criação de ecossistemas de inovação da produção sustentável e fortaleçam a resiliência das comunidades”, destaca.
O Prof. Christian Nunes, coordenador do curso no PPGEDAM, está otimista com a qualidade dos projetos apresentados e para o início das aulas: “Este momento marca um passo importante na consolidação de uma formação voltada para o desenvolvimento sustentável e a valorização das riquezas naturais da nossa Amazônia. O grupo selecionado traz consigo não apenas experiência, mas também uma profunda conexão com a realidade amazônica, o que promete enriquecer as pesquisas e os debates acadêmicos interdisciplinares […]”, ele conta. “Estamos confiantes de que essa nova turma trará contribuições significativas para o conhecimento e para a prática da sustentabilidade na Amazônia, fortalecendo ainda mais o papel da UFPA e do IABS como referências em pesquisa e desenvolvimento na região. Este é apenas o começo de uma parceria”, finaliza.
Próximas etapas
A UFPA entrará em contato, via e-mail, com as pessoas selecionadas, solicitando a manifestação de interesse em participar do curso. O início das aulas está marcado para o dia 9 de setembro, com a Aula Magna de abertura do Mestrado.
Sobre o Mestrado Profissional
O Mestrado Profissional é uma parceria do PRS – Amazônia com a UFPA e faz parte do Programa de Capacitação do PRS – Amazônia. A pós-graduação nasceu com o propósito de aprofundar os estudos do público beneficiário do Projetos em temáticas relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas, importância da conservação dos recursos naturais e a sociobiodiversidade da Amazônia brasileira. O curso será conduzido pelo Programa de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA.
O Mestrado é gratuito e tem duração média de 18 a 24 meses, sendo três semanas de aulas presenciais nos estados de atuação do Projeto: Amazonas, Pará e Rondônia.
Sobre o público beneficiário
O curso é destinado a integrantes de Organizações Socioprodutivas (OSPs), membros(as) das famílias produtoras ou agroextrativistas que fazem parte da OSP, gestores(as) públicos, representantes das instituições de ATERs, agentes de assistência técnica ATECs, equipe de consultores e do arranjo institucional e demais beneficiários do Projeto que possuem graduação.