O Projeto acredita que um espaço de troca de conhecimento e de diálogo é capaz de criar oportunidades por meio do conhecimento – e esse acesso faz toda diferença para empoderar grupos sociais, inspirar e abrir novos caminhos para a juventude e fortalecer comunidades, organizações e cadeias produtivas.
É nesse contexto que surgem as ações de capacitação: uma forma de sensibilizar, capacitar, treinar e ter um troca mútua de conhecimentos com diferentes atores que participam do Projeto – isso engloba desde as OSPs, as comunidades que fazem parte delas, até quem presta assistência técnica às famílias produtoras e agroextrativistas.
O foco está em metodologias participativas, que promovam a construção coletiva para criar um impacto positivo e um legado sustentável. Tem ações de Educação à Distância (EaD) e cursos presenciais, mestrado profissional, Dias de Campo e oficinas de empoderamento social.
Educação à Distância (EaD) e cursos presenciais
O curso EaD e os cursos presenciais fazem parte do Programa de Capacitação do PRS – Amazônia, que reconhece e acredita no potencial de tornar o conhecimento mais acessível. Os dois cursos fazem parte da mesma Jornada de Aprendizagem, com base na metodologia de sala de aula invertida: inicia-se pela aula virtual para depois ir a campo, nas aulas presenciais.
O EaD é dividido em Introdutório e Avançado, com as seguintes temáticas por módulo:
Dias de Campo e Empoderamento Social
Aqui estão oficinas de liderança e oficinas participativas com as famílias produtivas e agroextrativistas, para trocar conhecimentos e experiências sobre as temáticas mais relevantes para aquela OSP.