Hoje (26) é o Dia Mundial da Educação Ambiental: uma data que nos convida a refletir e a assumir o protagonismo na construção de um futuro mais sustentável. E é com esse propósito que o Projeto Rural Sustentável – Amazônia faz um convite especial a você: chegou a hora de participar do curso online e 100% gratuito sobre mudanças climáticas e cadeias produtivas sustentáveis na Amazônia! O curso foi desenvolvido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, e aborda os temas mudanças climáticas e cadeias produtivas sustentáveis, em vídeoaulas dinâmicas e outros materiais acessíveis. Além disso, conta com a participação dos(as) artistas Kaê Guajajara, Adanilo e Suyane Moreira. Clique aqui e inscreva-se!
A data ganha ainda mais destaque após 2024 ter sido considerado o ano mais quente já registrado, com uma temperatura média global de cerca de 1,55 °C acima dos níveis pré-industriais – ultrapassando o limite definido no Acordo de Paris, (1,5 °C), conforme afirmou, neste mês, a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Essa realidade também foi sentida em todas as regiões do Brasil, com eventos extremos climáticos, que alertam para um novo olhar sobre a relação humana com o meio ambiente e mudanças necessárias nas atitudes individuais e coletivas.
Conteúdo acessível, com aulas dinâmicas e que cabe em qualquer rotina: esse é o EaD Introdutório
O Curso EaD Introdutório surge com o objetivo de sensibilizar pessoas de todo o país, de diferentes contextos, para que iniciem tão logo essa jornada de aprendizagem sobre a sustentabilidade na Amazônia, considerando que o bioma desempenha um papel central na mitigação das mudanças climáticas. Até agora, mais de 400 pessoas já se inscreveram e estão aproveitando um conteúdo gratuito e que pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar do Brasil.
A produtora rural do município de Brasil Novo (PA), Deborah da Silva, destaca o conteúdo e o formato dinâmico das aulas, que tornaram o curso ideal para quem tem uma rotina corrida. “O curso traz um tema extremamente relevante e atual, que é o impacto das mudanças climáticas e o fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis na Amazônia. Além de ser dinâmico, utiliza recursos audiovisuais atrativos que tornam o conteúdo mais acessível e envolvente, evitando que o estudo se torne cansativo”, Deborah destaca.
Durante o curso, os alunos e as alunas que fizerem como a Deborah poderão mergulhar nas particularidades do bioma Amazônia, entender mais sobre os impactos das mudanças climáticas, assim como sobre a importância da produção rural sustentável e os caminhos para fortalecer as Organizações Socioprodutivas (OSPs) locais neste cenário. Além disso, vão receber um certificado após conclusão dos módulos previstos.
Confira outros depoimentos!
Para Iraima Lugo, Gerente de Ensino a Distância e Cursos Presenciais no PRS – Amazônia, o curso é uma oportunidade única de aprofundar a compreensão sobre sustentabilidade e assumir um papel mais ativo na construção de um futuro sustentável. “Alavancar estratégias de educação ambiental se torna imperativo, ou seja, uma necessidade impostergável no trânsito para o desenvolvimento de um maior grau de consciência socioambiental. Estamos num momento em que cada escolha conta. O que aprendemos e aplicamos hoje pode ajudar a evitar crises futuras. Por isso, esse curso é muito mais do que um aprendizado teórico. É um convite à ação”, finaliza.
O curso Ead Introdutório faz parte do Programa de Capacitação do PRS – Amazônia
O Programa de Capacitação do PRS – Amazônia oferece um conjunto de ações para treinar, capacitar e sensibilizar atores do Projeto e o público geral em temas voltados à sustentabilidade. Entre elas estão o Mestrado Profissional, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), os Dias de Campo com as Organizações Socioprodutivas (OSPs) parceiras e os cursos de Educação a Distância, o EaD Introdutório e o Avançado, realizados em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.
Vale destacar que o curso EaD Avançado será lançado nos próximos meses. Dessa forma, o PRS – Amazônia busca incentivar mais pessoas a entrarem nessa jornada rumo ao desenvolvimento sustentável, por meio da construção de saberes e compartilhamento de informações que impulsionam ações positivas, do individual ao coletivo.
Saiba mais sobre o Programa de Capacitação, aqui.