Ministra e Embaixadora do Reino Unido visitam comunidade de São Manoel no Pará

Em Moju (PA) foi possível conhecer sistemas de produção que conservam o meio ambiente e enaltecem a cultura da comunidade

No início de janeiro (3), a equipe do PRS – Amazônia acompanhou a Ministra do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido, Thérèse Coffey, e a Embaixadora do país Stephanie Al-Qaq na visita à comunidade quilombola em São Manoel, em Moju (PA), município contemplado no PRS – Amazônia. Na missão, a comunidade apresentou como é feito o plantio,  o manejo e a colheita da produção de cacau, açaí, banana e pimenta do reino nos Sistemas Agroflorestais (SAFs), sem a necessidade de usar fogo e conservando o bioma. Essa também é uma forma de preservar a cultura local e os conhecimentos tradicionais da comunidade.

 

Durante a travessia da balsa, a delegação apresentou à Ministra e à Embaixadora mais detalhes sobre a Amazônia e sobre as particularidades do Pará. Com a visita foi possível conhecer o dia a dia das comunidades e a realidade contada por quem a vive, entender as dinâmicas ali presentes e mapear as necessidades e potencialidades para fortalecer as cadeias que serão contempladas pelo Projeto no Pará: cacau e açaí. 

“Estou vendo uma economia de baixo carbono formalizada aqui. E também estou vendo essas técnicas milenares de tomar os produtos da natureza e até como subprodutos, fertilizantes naturais e outros produtos tirados da natureza e feitos dentro da natureza. Então, tem sido um momento maravilhoso, muito especial”, disse a Ministra. 

Na despedida, a delegação visitou um pequeno ateliê de mulheres que produzem as peças de forma comunitária e a comunidade apresentou a riqueza e o orgulho de serem quilombolas: danças tradicionais e como a cadeia produtiva preserva a cultura existente.

 

Além da comitiva do Reino Unido e da Embaixada, participaram equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap), o vice-prefeito, secretários e vereadores da prefeitura de Moju e integrantes do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn