Conheça o Mestrado Profissional em parceria com a Universidade Federal do Pará

O curso em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia é uma oportunidade para quem participa do Projeto aperfeiçoar seus estudos

Continuar a trajetória acadêmica faz parte dos objetivos do Programa de Capacitação do Projeto Rural Sustentável – Amazônia: a iniciativa é o Mestrado Profissional em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). O curso em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia é uma oportunidade de qualificação exclusiva para quem participa do Projeto e está com edital aberto até 7 de julho no site da Universidade. A intenção é aperfeiçoar profissionais considerando os temas dos efeitos das mudanças climáticas, a importância da conservação dos recursos naturais e a sociobiodiversidade da Amazônia brasileira.

O curso é gratuito e será conduzido pelo Programa de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA. Com duração de 18 a 24 meses, o mestrado terá formato modular, com três semanas de aula presenciais nos três estados do Projeto: Amazonas, Pará e Rondônia.

Para o professor Christian Nunes, Coordenador do PPGEDAM, o curso é uma forma de trazer outras perspectivas e enriquecer o debate: “Para entender a Amazônia hoje, é muito importante uma vertente interdisciplinar, que aborde não só os aspectos naturais, mas também os socioculturais. A parceria do PPGEDAM com o PRS – Amazônia vem enriquecer o debate sobre a gestão dos recursos naturais e o aproveitamento desses recursos na nossa região”, ele ressalta. Ainda, Nunes fala sobre oferecer uma turma específica vinculada à UFPA: “[isso] possibilita uma inserção regional da academia, uma inserção regional da Universidade Federal do Pará, de forma a capacitar cada vez mais mestres e doutores da nossa região para entender o que se passa de fato os aspectos naturais quanto os socioeconômicos da região”, conta Christian.

Quem pode participar

A intenção é que o público do Projeto tenha a possibilidade de aperfeiçoar seus estudos em uma das duas linhas de pesquisa: gestão ambiental ou uso e aproveitamento de recursos naturais. Isso envolve organizações parceiras do Projeto e famílias produtoras e agroextrativistas que fazem parte dessas organizações – muitas são de agricultores/as familiares, pescadores/as artesanais, povos indígenas, comunidades quilombolas e ribeirinhas, lideradas por mulheres e com forte presença de jovens -, além de outros grupos que estão no público específico do Mestrado.

Assim, o curso é exclusivo para quem tenha graduação completa e que faça parte dos públicos do Projeto indicados abaixo:

Quem pode participar do Mestrado

As etapas do processo

O processo se organiza em três etapas: a pré-inscrição, emissão de declarações de aptidão e o processo seletivo na UFPA. Com 156 pessoas pré-inscritas, foram 85 qualificações para concorrerem ao edital de seleção. A previsão do resultado final é em 9 de agosto, com o início das aulas na 1ª semana de setembro/2024.

Edital publicado

As inscrições no Edital n. 1/2024 irão acontecer diretamente pelo site do PPGEDAM da UFPA.

Como o Mestrado é uma oportunidade direcionada para membros das Organizações Socioprodutivas, integrantes das famílias produtoras ou agroextrativistas, representantes de assistência técnica e outros público do Projeto citados abaixo, apenas quem faz parte desse público, que está pré-inscrito e que recebeu a declaração de aptidão do PRS – Amazônia pode se candidatar.

As inscrições vão de 15/06/2024 (8h) até 07/07/2024 (23h59). O início das aulas está previsto para a 1ª semana de setembro/2024.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn