Inscrições abertas: edital de pré-qualificação de ATER

Até 28 de julho, instituições que atuem com práticas produtivas sustentáveis na região amazônica poderão enviar documentos para participar do Projeto

A partir de hoje (19) até o dia 28 de julho, estão abertas as inscrições para o edital de pré-qualificação de instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). 

 

Essa é uma oportunidade para organizações que atuem com práticas produtivas sustentáveis no bioma amazônico, para que possam pré-aprovar a documentação e estarem aptas a, no futuro, prestar assistência técnica no Projeto durante cerca de 18 meses. Essa é a primeira etapa para participar do edital de seleção de instituições de ATER.

 

Confira todos os detalhes no edital na íntegra e inscreva-se, clicando no botão abaixo.

 

INSCREVA SUA INSTITUIÇÃO DE ATER

 

 

Sobre a pré-qualificação

Serão dois editais para conhecer quais organizações irão prestar assistência técnica às famílias produtoras e agroextrativistas participantes do Projeto: o de pré-qualificação de instituições de ATER e o seleção dessas instituições pré-qualificadas. Este é o primeiro deles, que irá pré-aprovar a documentação. 

Assim, as instituições que queiram participar da etapa de seleção e atuar no PRS – Amazônia deverão iniciar o processo de inscrição agora.

A oportunidade é direcionada para organizações de assistência técnica rural, cooperativas de trabalho, empresas privadas e públicas, fundações ou associações sem fins lucrativos, sindicatos rurais ou outras entidades listadas no edital que prestam ATER. Vale ressaltar que é necessário ter experiência comprovada de atuação na Amazônia e nas cadeias produtivas do Projeto.

 

 

Oportunidades para agentes de ATER

Mesmo com o foco nas instituições, o corpo técnico que as compõe também está contemplado neste edital: são ações de capacitação EaD, cursos presenciais e acesso ao Mestrado profissional do PRS – Amazônia, exclusivo para os atores envolvidos diretamente no projeto. No entanto, é válido reforçar que os/as agentes de ATER (ATECs) não poderão se inscrever de forma isolada no edital – apenas as instituições podem fazer a inscrição na Chamada.

 

Pré-requisitos

Para participar, é fundamental que a instituição tenha:

  • Feito o cadastro-base do Projeto como instituição de ATER;
  • Experiência comprovada de pelo menos dois anos de atuação no bioma amazônico;
  • Experiência comprovada de pelo menos dois anos em projetos com as cadeias produtivas apoiadas pelo PRS – Amazônia e em trabalhos com práticas sustentáveis;
  • Ter, no mínimo, três profissionais vinculados com formação em ciências agrárias ou áreas correlatas;
  • Ter CNPJ existente há, ao menos, dois anos.

Esses são 5 itens principais de 7 pré-requisitos de documentação e 6 de termos de aceite, totalizando 13 quesitos. Todos podem ser conferidos na íntegra no edital.

 

Sobre ATER no PRS – Amazônia

As ações de ATER são uma das iniciativas a longo prazo no Projeto: serão cerca de 18 meses de trabalho direto com as famílias produtoras e agroextrativistas que fazem parte do PRS – Amazônia. 

 

As práticas de produção e manejo sustentáveis que serão promovidas e aperfeiçoadas estão voltadas para os contextos e locais específicos das cadeias produtivas do Projeto: pirarucu de manejo e da castanha-do-Brasil no Amazonas, do açaí e do cacau no Pará e de peixes redondos e do café em Rondônia. A intenção aliar o conhecimento tradicional com a busca por inovações tecnológicas, de metodologias e outras abordagens inovadoras de ATER para fortalecer a produção.

 

Com essa atuação, o PRS – Amazônia entende que é possível fazer um uso mais eficiente da terra, incentivar a integração de sistemas, aumentar a diversidade de espécies, promover a economia circular e reduzir a pressão para desmatar novas áreas. Com isso, as famílias produtoras e agroextrativistas podem gerar mais renda, trocar saberes tradicionais e técnicos e, também, torna-se possível diminuir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn