O Projeto Rural Sustentável – Amazônia abre hoje, 16, as inscrições para a seleção das instituições que fornecerão Assistência Técnica Rural (ATER) personalizada às famílias das Organizações Socioprodutivas (OSPs) parceiras do Projeto, no Amazonas, Pará e Rondônia. O edital é exclusivo às instituições que foram classificadas como aptas em uma das três etapas de pré-qualificação. Interessados(as) já podem se inscrever no Portal do PRS – Amazônia, até 16/09.
Edital Retificado (23/08): confira o que mudou
Pensando nos novos períodos de execução da trilha de ATER e ajustes técnicos a serem feitos, o PRS – Amazônia retifica o Edital, atualizando os valores de pontuação técnica da instituição (descritos na tabela 1, do anexo 1) e as datas de entregas dos produtos (listados na tabela 5).
ATER personalizada
O PRS-Amazônia oferece uma assistência técnica rural personalizada ao contexto de cada família, OSPs e cadeia produtiva, unindo os conhecimentos tradicionais a técnicas modernas e sustentáveis. Todas as atividades são planejadas e implementadas colaborativamente com as organizações, considerando seus desafios, oportunidades e aspirações. O objetivo é aumentar a renda e a qualidade de vida das famílias produtoras e agroextrativistas, melhorando os sistemas de produção e facilitando o acesso a recursos, serviços e linhas de crédito.
Dados do Censo Agropecuário de 2017 revelam que apenas 18,2% das pessoas agricultoras familiares do país têm acesso a esses serviços de ATER, com variações regionais: 8,8% no Norte, 48,9% no Sul, 24,5% no Sudeste, 16,4% no Centro-Oeste e 7,3% no Nordeste. Nesse sentido, o PRS-Amazônia busca apoiar as famílias locais, promovendo a geração de renda e fortalecendo práticas de baixa emissão de carbono.
Quem pode participar
- As instituições selecionadas serão contratadas por lote, divididos por cadeia produtiva: castanha-do-Brasil (AM); pirarucu de manejo (AM); cacau (PA); açaí (PA); café (RO) e peixes redondos (RO), levando em consideração o contexto das 18 Organizações Socioprodutivas (OSPs) e das 873 famílias dos estados contemplados pelo Projeto.
Como participar
As instituições pré-qualificadas devem enviar, pelo Portal do PRS-Amazônia, os seguintes documentos:
- Portfólio institucional, com destaque para até 5 trabalhos relacionados com o Termo de Referência.
- Currículo do(a) coordenador(a) de equipe e dos(as) ATECs.
- Proposta de serviço e financeira, incluindo um breve planejamento, metodologias previstas e orçamento para realização das atividades.
Próximos passos
Após o envio da candidatura, as instituições devem aguardar a divulgação do resultado final, no site do Projeto.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte:
Email: chamada.ater.prs-ama@iabs.org.br
Whatsapp: (61) 9 9311-0521
Call Center
0800 038 6616
Segunda a sexta-feira, de 9h às 18h, horário de Brasília.