Para nós, do Projeto Rural Sustentável – Amazônia, ações formativas, de sensibilização e educacionais são de muita importância para que o aprendizado gerado pelo projeto deixe um legado positivo e duradouro. Para isso, a Frente de Capacitação chega com o objetivo de desenhar, estruturar e colocar em prática diversas atividades para promover a troca de conhecimento e oferecer uma série de ações formativas envolvendo produtores, produtoras, extrativistas (com suas famílias), membros de organizações socioprodutivas, agentes de assistência técnica, gestores e gestoras públicas, estudantes e outros interessados. É um modelo de construção conjunta, de diálogo de saberes. A abordagem ocorre da seguinte forma: Educação à Distância (EaD) e MOOC; Mestrado Profissional; Empoderamento Social e Cursos Presenciais; e Dias de Campo e Família e o MOOC.
Educação à Distância (EaD) e MOOC: a Educação a Distância possui o formato Introdutório com temas de base do projeto, como Mudanças Climáticas, bioma Amazônia, mitigação de Gases de Efeito Estufa (GEE) e cadeias produtivas sustentáveis. . Já o EaD Avançado é mais voltado para o público do projeto, com foco no fortalecimento das cadeias produtivas dos três estados participantes. O Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), é uma formação virtual, mas que pode contar com professores(as) e instrutores(as) de outros países, buscando uma interlocução entre territórios, biomas e temáticas, em um grande compartilhamento de conhecimentos e experiências.
Mestrado Profissional: Aos moldes do que já vem sendo implementado no PRS – Cerrado, a proposta é uma formação stricto sensu de alto nível, voltado ao público-alvo do projeto.
Empoderamento Social e Cursos Presenciais: o foco é o fortalecimento das Organizações Socioprodutivas (que são coletivos de produtores/as e extrativistas), com iniciativas que vão desde a parte administrativa até a formação de lideranças dentro dessas organizações. Os cursos presenciais são voltados para os Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATECs), que são treinados para realizar as atividades juntos aos produtores(as) e extrativistas, para que possam colocar em prática os aprendizados.
Dias de Campo e Família: a frente de Capacitação fica responsável por pensar a metodologia dos encontros dos Dias de Campo, o público com o qual vão se conectar, assegurando a troca de conhecimento e a apresentação de melhorias para a promoção da produção rural sustentável. . Nas oficinas participativas com as famílias, a ideia principal é trabalhar a questão de gênero e juventude dentro do contexto familiar de produtores(as) e extrativistas, mostrando a importância do papel de cada um no cenário da agricultura familiar.
SOBRE O PROJETO RURAL SUSTENTÁVEL – AMAZÔNIA
O PRS – Amazônia é resultado da Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, o IABS, como responsável pela sua execução.