PRS-Amazônia: cadeias produtivas fortalecidas e inserção de mercado

Foco do projeto é trabalhar com produtos amazônicos desde o cultivo e/ou extração até sua inserção em novos mercados

Castanha-do-Brasil, Cacau, Café, Açaí, Pirarucu (manejo) e Peixes Redondos: o Projeto Rural Sustentável – Amazônia atuará em seis cadeias produtivas priorizadas de produtos amazônicos. Essas cadeias funcionam de forma integrada e interligada, sendo consideradas desde o cultivo e/ou extração até a sua comercialização. O recorte geográfico nos permite entender e reconhecer diferenças territoriais específicas, como questões de logística e escoamento da produção, e até mesmo as culturais, bem como desenhar de forma direcionada os melhores benefícios, ações e propostas considerando cada público-alvo do Projeto.

Dois novos mercados acessados considerando as seis cadeias produtivas priorizadas, com 300 produtores, produtoras e/ou extrativistas habilitados(as) a receberem crédito ou outros tipos de incentivos financeiros, fiscais e/ou tributários. Essas são as grandes metas que envolvem as ações voltadas para cadeia e mercado.   O trabalho está organizado entre três eixos executivos:

  • Certificação e Incentivos: a partir do mapeamento de esquemas de certificação, o objetivo é apresentar oportunidades para promover o acesso a novos mercados e a consequente melhora de renda, bem como a proposição de novos modelos de certificação, selos ambientais e verdes. Outro ponto importante deste eixo será o mapeamento dos incentivos financeiros, creditícios e tributários para apoiar as Organizações que desejarem se  beneficiar das ações do Projeto;
  • Fortalecimento de Cadeias: melhoria das práticas produtivas de acordo com os requisitos de mercado;
  • Produtos Amazônicos Sustentáveis: promoção e desenvolvimento de marcas, com destaque para marcas amazônicas sustentáveis e inserção socioprodutiva desses produtos em novos mercados.

O PRS-Amazônia colabora com a produção e inserção dos produtos amazônicos em mercado nacional e internacional, tendo como foco a promoção de soluções positivas para a natureza, principalmente relacionadas à redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE). Desta forma, o objetivo é incentivar e contribuir para a formação de produtores(as) rurais e extrativistas para que se qualifiquem e expandam suas produções ao mesmo tempo em que valorizam a floresta, conservando os recursos naturais.

Sobre o Projeto Rural Sustentável – Amazônia

O PRS – Amazônia é resultado da Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, o IABS, como responsável pela sua execução.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn