O Projeto Rural Sustentável – Amazônia atuará nos estados do Amazonas, Pará e Rondônia até dezembro de 2025, com foco no fortalecimento de cadeias produtivas e organizações socioprodutivas do território, além de contar com outras ações para o público alvo do território. O cadastro-base busca conectar o Projeto com os diversos públicos-alvo definidos, já disponível nesta segunda, 16/01. É a partir desse primeiro contato que o público saberá como se envolver e demais informações sobre o funcionamento do projeto.
O PRS – Amazônia vai atuar com famílias produtoras e/ou extrativistas , organizações socioprodutivas (como coletivos de trabalhadores, como associações, cooperativas, sindicatos, e outros), gestores e gestoras públicos, além de técnicos e técnicas rurais e entidades de assistência técnica do setor público e/ou privado (as ATERs) e demais interessados.
Com um arranjo institucional extenso, que envolve as instituições idealizadoras, beneficiário institucional e executor, o PRS – Amazônia é resultado da Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como beneficiário institucional e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, o IABS, como responsável pela sua execução.